terça-feira, 4 de novembro de 2014

Destralhar Livros

Tem tantos livros que já não sabe onde colocá-los? Tem uns tantos livros que jura que irá voltar a ler, mas já se passaram alguns anos e isso não aconteceu? Tem livros que foram oferecidos, mas que simplesmente não gosta? Então...vamos lá destralhar!

Se vive no Porto, poderá doar os livros que não necessita a Um livro na prisão: uma janela para voar, uma iniciativa do professor André Lamas Leite da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Achei a iniciativa muito interessante e gostaria de dar o meu contributo, com algumas dicas para ajudar a destralhar os livros. 


1. Prepare o material necessário
  • Produtos de limpeza (certamente será necessário).
  • Relógio, porque tem de controlar o tempo para não perder horas a folhear os livros.
  • Cartões para identifica: doar, vender, devolver, guardar. (pode fazer os cartões com as embalagens de flocos)

2. Retire os livros da estante 
 Coloque os livros sobre uma manta, ou dentro de uma caixa. 
3. Escolha qual o destino de cada livro
  • Os cartões de identificação (vender, doar, devolver, guardar) podem ser colocados sobre uma mesa grande, no chão, ou em caixas de cartão. 
  • Para cada livro, faça as seguintes perguntas: gosto mesmo deste livro? quero voltar a ler este livro? foi oferecido por alguém muito especial?
  • Se alguma das respostas for não, então pode decidir se irá vender ou doar o livro.


4. Guardar os livros
  • Os livros a guardar voltam para a estante.
  • Os livros a vender podem ser colocados numa caixa ou saco, com a identificação "Vender". Registe na agenda quando irá realizar a próxima ação ( tirar fotos para vender em sites ou levar a uma livraria com livros em segunda não)
  •  Os livros a doar podem ser imediatamente entregues na Rua dos Bragas, 223, Porto das 9h00 às 22h00. Para não esquecer, deixe já o saco de livros junto à porta. 


 5. O resultado?
Destralhar não é tão simples como estas dicas! Custa muito começar a retirar das nossa vida as coisas que gostamos, ou que achamos que gostamos. Pode ser um pouco doloroso no início, mas se pensarmos que aqueles livros que temos na estante (que nem gostamos assim tanto), podem ser úteis para alguém que está a passar por uma situação tão difícil (estar preso), talvez seja mais fácil começar a destralhar. 

O resultado de destralhar é ter uma estante com livros que gostamos mesmo, com livros que foram oferecidos por pessoas especiais, e livros que temos a certeza que voltaremos a ler em algum momento da nossa vida. Por outro lado estamos a ajudar alguém a ter Um livro na prisão: uma janela para voar!

Sem comentários:

Enviar um comentário