domingo, 29 de março de 2015

Posso ajudar, mamã?





Quem tem filhos pequenos, certamente já ouviu muitas vezes "Posso ajudar?" e quantas vezes já respondeu que não?! Se as crianças adoram imitar os pais, porque não deixá-las ajudar? Deixe os filhos ajudar! Ou pelo menos experimente uma única vez e verifique os resultados. 

1. Cozinhar
A minha filha mais nova tinha 1 ano quando permiti que ela ajudasse a fazer almôndegas. As almôndegas pareciam minhocas! A carne ficou colada em todo o lado: roupas, chão, cabelo, cadeira. Mas nunca vou esquecer o brilho nos olhos e a felicidade estampada no rosto dela.

2. Roupa a secar
Podem tirar a roupa da máquina ( sim...a roupa vai cair no chão muitas vezes) e colocar no cesto. Podem empurrar o cesto da roupa até o estendal (como se fosse um carrinho). E podem ajudar a colocar no estendal, com ajuda das molas. A roupa não ficará bem estendida, mas garanto que nunca mais vai esquecer da imagem de ver o seu filho a esforçar-se ao máximo para colocar a mola na roupa. 

3. Arrumar a cama
A minha filha de 2 anos ajuda-me a fazer a minha cama. Eu fico de um lado da cama e ela fica do outro. É claro que ela não consegue puxar as mantas, mas agradeço sempre a sua ajuda! E quando ela não está a ver, componho o lado dela. 

4. Roupas para lavar
Tenho um cesto pop up com uma pega e fica fácil de transportar. As minhas filhas transportam o cesto e ajudam a colocar a sua roupa na máquina, ao mesmo tempo que vão dizendo de quem é essa peça de roupa. Simples? Não...às vezes brigam porque uma quer colocar mais roupas do que a outra.

5. Limpar 
Preparei um kit de limpeza para as minhas filhas, um balde colorido, uma esponja e um pano. É claro que atrapalham mais do que limpam, mas... diverte-se e aprendem. E não será isso o mais importante?!



Sem comentários:

Enviar um comentário