sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Organizar Sacos de Plástico e de Papel





A Ana M. enviou-me um email com um pedido de ajuda sobre o excesso de sacos: "Percebi que acumulo milhentos sacos de plásticos. Nem pelo facto de ter que os pagar, deixei de acumular.  Faz com que estes ocupem uma divisória do armário da cozinha. Pode dar-me algumas dicas?"

 Normalmente as pessoas acumulam sacos de plástico e de papel em várias áreas da casa, e nem se apercebem da quantidade excessiva de sacos que têm em casa. Dicas para organizar os sacos:

1. Vamos lá destalhar!
Junte todos os sacos que tem em casa e pergunte-se: Preciso mesmo de tantos sacos?
Eu faço uma arrumação frequentemente, quando percebo que o espaço dos sacos começa a ficar demasiado bagunçado. Metade dos sacos ficam e o resto dou a um sapateiro perto da minha casa ( o senhor fica muito agradecido, porque assim não tem de comprar sacos).

2. Arrumar por tipo de sacos
Faço separação pelo do tipo de sacos ( Sacos grandes recicláveis, sacos de papel, sacos de plástico e sacos de plástico de supermercado), porque facilita muito quando quero procurar um saco de papel de tamanho grande, por exemplo. Para mim tem funcionado bem utilizar uma caixa de sapatos para os sacos de plástico, aliás funciona tão bem que a caixa está a ficar velhinha e ainda não encontrei uma substituição, com as medidas que pretendo.

3. Dobrar os sacos
Para quê dobrar os sacos? Porque cada vez que você precisar de um saco, será fácil encontrar e vai sentir-se bem por ver os sacos arrumados. Encontre uma forma que seja fácil e rápida de dobrar, não precisa ficar perfeito. 

4. Páre de levar sacos para casa!
Este é um ponto fundamental. Se vai dedicar o seu tempo a destralhar e arrumar os sacos, tem que perceber que voltará tudo ao normal se continuar a guardar mais sacos. Tenha sempre um saco pequeno na mala (este é o meu saco ), para as compras pequenas. Guarde alguns sacos grandes recicláveis no carro, para quando precisar. O ambiente agradece!

Sem comentários:

Enviar um comentário