sábado, 26 de março de 2016

Destralhar a Vida & Escolher Ser Feliz!


Imagem Pinterest


Este texto foi publicado recentemente, num grupo fechado do facebook sobre Minimalismo e Vida Simples. É uma história real, emocionante e com final feliz. O autor aceitou o meu desafio de publicá-la, e por motivos de privacidade não vou identificar.

"No inicio deste ano eu não fazia a mínima ideia sobre o que era MINIMALISMO, MINDFULNESS, ESSÊNCIA e pouco sobre MEDITAÇÃO, agora estes termos acompanham-me diariamente.
Há oito anos atrás já tinha um vencimento acima da média em Portugal e devido às minhas qualificações fui contratado para um segundo emprego onde mais que dobrei o que já ganhava.
Entretanto, há cerca de 2 anos dei inicio a um negócio próprio e desde então passei a ter 3 ocupações profissionais.
Devem estar a perguntar se estou rico? eh, eh... neste momento o meu saldo bancário tem apenas 3 dígitos e mal vai chegar para pagar todas as contas.
Ao longo deste 8 anos, só cometi erros atrás de erros. Foram carros, casas, viagens, consumismo e mais consumismo e um acumular de dívidas, rodeado de falsos amigos e pessoas menos boas.
No verão passado dei comigo no abismo: cansaço, mau-humor matinal, gritava com todos impulsivamente. As minhas queridas filhas tinham medo de mim e eu não lhes dava a devida atenção. O meu casamento não terminou porque as dívidas nos acorrentavam.
Nesse verão, por uma questão monetária fui passar férias num local mais barato no Algarve, algo meio vegan, meio hippie. Aí tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas portuguesas e estrangeiras que trabalhavam lá a troco apenas de comida e teto. Percebi que todas essas pessoas eram mais felizes e saudáveis que eu. Foi aí que resolvi dar uma volta à minha vida. Investiguei, procurei até encontrar o significado de Minimalismo, grupos de facebook e o blog do Leo Babauta.
Graças a vocês, aos vossos posts e ao Leo Babauta a minha vida mudou da noite para o dia. Há pouco mais de 2 meses que sou feliz e estou em paz. Acordo às 05h da manhã, dou graças por estar vivo, medito, faço desporto e depois vou trabalhar. Todos os dias abraço a minha família, sou simpático e sorrio com os meus colegas e à noite durmo como um bebé. Reestruturei e fiz um plano para as minhas dívidas, vendi tudo o que pude. Por exemplo, antes gastava cerca de 1000€ por mês em supermercado e alimentação, agora cerca de 200€ e não passo fome, aliás alimento-me bastante melhor.
Não entrei mais num shopping, café ou restaurante. Passei a ter uma pequena horta onde tinha relva. Passeio com as minhas filhas e cão quase todos os dias por uma linda floresta que está junto à minha casa e nunca tinha dado conta que ela sempre esteve lá.
Em Maio serei pai pela 3ª vez, e as coisas realmente essenciais para o bebé foram-me emprestadas, outras comprei pelo OLX, apenas compramos uma roupinha para o dia em que ele nascer.
Não vos aborreço mais, apenas quero deixar-vos estas dicas: Não julguem, tenham paciência, não ambicionem, confiem, aceitem o que têm e o que são, sejam felizes! "

2 comentários:

  1. Este é um dos motivos pelo qual estar num grupo assim ou ler outros blogs sobre esta temática é tão motivante! Tenho muito orgulho do nosso grupo!! Histórias assim são sempre inspiradoras!! Uma Feliz Páscoa Ligia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outro dia estava a pensar o mesmo. Este grupo está fantástico e com partilhas mesmo interessantes :)

      Eliminar